Construir para Ensinar
Esta página Web foi construída por Ana Cláudia Ponte e Susana Ferreira, professoras do Grupo 520 (Biologia e Geologia) no âmbito da Ação de Formação "Biodiversidade entre marés - praias rochosas" (CCPFC/ACC- 102085/19), dinamizada pela Mestre Clarisse Ferreira, dinamizada pela Ordem dos Biólogos.
Contextualização
A evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como novos cenários de ensino e de aprendizagem (Moreira, J. & Schlemmer, E., 2021). Como tal, faz sentido aliar estratégias de ensino, como as saídas de campo, com a utilização/exploração de tecnologias digitais.
A criação deste recurso educativo que consiste na exploração de uma página web do domínio Wix (https://pt.wix.com) durante e após uma saída de campo à zona intertidal de uma praia rochosa, como por exemplo a praia do Portinho da Arrábida, praia da Foz dos ouriços em Almograve ou a praia Azul em Santa Cruz, surgiu no seguimento da ação de formação “Biodiversidade entre marés – praias rochosas”.
Uma vez que as saídas de campo são uma das estratégias mais pertinentes no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas Biologia e Geologia e de Ciências Naturais, decidiu-se contruir um recurso baseado na ferramenta tecnológica Wix, que permite criar e editar sites, que pode ser explorada pelos alunos no seu telemóvel. Este recurso digital é desafiante e motivador pois potencia o envolvimento dos alunos na aprendizagem, sendo ao mesmo tempo de fácil utilização.
O recurso educativo construído consiste numa página web em que implica uma constante atualização dos seus conteúdos, assim como, uma “biblioteca” que implica colaboração dos alunos através da publicação de fotografias, esquemas e sínteses descritivas dos seres vivos encontrados nas saídas de campo.
A aplicação da página Web “Biodiversidade Entre-marés” faz sentido pois promove as seguintes aprendizagens transversais das disciplinas de Biologia e Geologia e de Ciências Naturais:
- selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos;
- realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.;
- articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia e de Geologia, podendo integrar um projeto de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular.
A exploração e atualização da página Web “Biodiversidade Entre-marés” é uma estratégia educativa que contribuiu para o desenvolvimento das seguintes áreas de competências do perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória: “B. Informação e Comunicação”; D. Pensamento crítico e pensamento criativo”; “E – Relacionamento interpessoal”; “F – Desenvolvimento pessoal e autonomia”; “G – Bem-estar, saúde e ambiente”; “Saber científico, técnico e tecnológico".